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@InProceedings{JuremaCarvSant:2016:MoExDe,
               author = "Jurema, Maria Carolina Barbosa and Carvalho, Solon Ven{\^a}ncio 
                         de and Santos, Leonardo Bacelar Lima",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional 
                         de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Centro Nacional de 
                         Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)}",
                title = "Modelagem exponencial e de poisson para dados reais de mobilidade 
                         urbana",
                 year = "2016",
         organization = "Semin{\'a}rio de Inicia{\c{c}}{\~a}o Cient{\'{\i}}fica e 
                         Inicia{\c{c}}{\~a}o em Desenvolvimento Tecnol{\'o}gico e 
                         Inova{\c{c}}{\~a}o (SICINPE)",
            publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             abstract = "O presente trabalho teve como objeto de estudo dados reais de 
                         mobilidade urbana referentes {\`a} cidade de S{\~a}o Jos{\'e} 
                         dos Campos/SP aplicados a modelos estat{\'{\i}}sticos 
                         computacionais. O projeto deu sequ{\^e}ncia {\`a}s 
                         investiga{\c{c}}{\~o}es do primeiro ano de bolsa PIBIC (2014.2 a 
                         2015.1), que foi premiado com men{\c{c}}{\~a}o honrosa no 
                         SICINPE 2015. O modelo estat{\'{\i}}stico gravitacional foi 
                         aplicado aos dados reais (Pesquisa Origem-Destino) de fluxo 
                         populacional e dist{\^a}ncia entre as Zonas de Tr{\'a}fego da 
                         cidade de S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, gerando gr{\'a}ficos de 
                         fluxo por dist{\^a}ncia entre zonas. O mesmo tipo de 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o do modelo gravitacional tamb{\'e}m foi 
                         realizado empregando valores de tempo do trajeto entre os pares de 
                         zonas, em substitui{\c{c}}{\~a}o aos valores de dist{\^a}ncia, 
                         e os mesmos graficos foram plotados. Para a aplica{\c{c}}{\~a}o 
                         do modelo gravitacional, nesta segunda etapa, decidiu-se que seria 
                         mais vi{\'a}vel criar um simples c{\'o}digo em Linguagem C para 
                         inserir os dados de entrada e vari{\'a}veis presentes na 
                         f{\'o}rmula do modelo, e gerar um arquivo de sa{\'{\i}}da com a 
                         situa{\c{c}}{\~a}o j{\'a} modelada. Os resultados considerando 
                         o crit{\'e}rio de dist{\^a}ncia espacial foram mais 
                         pr{\'o}ximos aos dados observados do que os resultados referentes 
                         ao crit{\'e}rio temporal, e, em ambos os casos (espa{\c{c}}o e 
                         tempo) as analises iniciais das distribui{\c{c}}{\~o}es 
                         estat{\'{\i}}sticas sugeriram que nem o ajuste exponencial nem o 
                         de Poisson representam adequadamente os dados. Durante este 
                         segundo per{\'{\i}}odo do projeto, foi tamb{\'e}m estudada a 
                         rela{\c{c}}{\~a}o entre mobilidade urbana, fluxos populacionais 
                         e a rede de drenagem de S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, destacando 
                         a poss{\'{\i}}vel influ{\^e}ncia negativa (impactos de 
                         desastres hidrol{\'o}gicos) dos rios e c{\'o}rregos existentes 
                         na cidade sobre o deslocamento da popula{\c{c}}{\~a}o. Para este 
                         outro vi{\'e}s do projeto, utilizou-se dados referentes {\`a} 
                         delimita{\c{c}}{\~a}o de bacias hidrogr{\'a}ficas, bem como das 
                         zonas de tr{\'a}fego e valores de fluxo. Montou-se ent{\~a}o, 
                         submatrizes de fluxo populacional de acordo com cada bacia 
                         hidrogr{\'a}fica. Durante o projeto, foi fundamental exercer a 
                         pr{\'a}tica da utiliza{\c{c}}{\~a}o de Sistemas de 
                         Informa{\c{c}}{\~a}o Geogr{\'a}fica (SIG), principalmente o 
                         TerraView, desenvolvido pelo INPE, e ambientes de desenvolvimento 
                         e compila{\c{c}}{\~a}o para os c{\'o}digos em Linguagem C.",
  conference-location = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos, SP",
      conference-year = "25-26 jul.",
             language = "pt",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3N5NEFB",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3N5NEFB",
           targetfile = "Jurema_modelagem.pdf",
        urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}


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